Conteúdo

O que é conteúdo?


O conteúdo é o recheio que torna tudo mais interessante. Afinal, se o conteúdo é vazio, perde-se o interesse e parte logo pra outro. O conteúdo ATRAI com suas palavras. Traz informações que não apenas INFORMAM o público, mas divertem, ENVOLVEM. E mais: para chamar a atenção, o conteúdo precisa ser OUSADO, ser criativo ao mesmo tempo em que é objetivo. E, acima de tudo, ele precisa ter UNIDADE e coesão para ser compreendido.
Esta é a proposta da Vogal Estúdio de Conteúdo. Transformar ideias e projetos em conteúdo, trazendo resultados reais para a sua empresa neste novo mundo, nesta renovada maneira de produzir, consumir, distribuir, reconstruir e redistribuir conteúdo.
A Vogal busca desenvolver trabalhos que façam com que o público-alvo interaja e se identifique com a marca e com seus valores, se engaje e consuma seus produtos de uma forma tão natural que ele nem se dará conta de que era uma mensagem de marca.
Uma imagem pode dizer mais do que mil palavras, mas um bom conteúdo valoriza e agrega informação a essa imagem. Então por que não juntar os dois e produzir comunicação com conteúdo? A Vogal tem a resposta.

Vantagens de contratar uma agência especializada


Quem já não pensou que na hora de escrever os textos para o site você reservaria alguns minutos do seu dia e escreveria rapidinho algumas coisas? Pois é, muita gente pensa assim, mas na hora de fazer não sai nada ou então, até sai, mas depois reclama que o site não é atrativo e nem vendedor. Parte da otimização de um site está ligada a maneira como as informações estão dispostas na página. Por isso, além do site ser visivelmente atraente para quem olha, os textos também devem conter o dinamismo, a agilidade e a interatividade que a internet exige. Enquanto em uma revista ou jornal, o texto é o elemento número um, na internet ele divide lugar com a usabilidade, a navegabilidade e o design. Um bom site tem em mente todos estes elementos - e muito bem desenvolvidos. A Vogal Estúdio de Conteúdo produz textos para a web levando em consideração as seguintes características: ? A web é uma mistura de vários estilos de comunicação, um mix de texto publicitário com informativo, com uma pitada de persuasão; ? Textos que não apenas informam o público, mas divertem, envolvem; ? Linguagem informal, que chame a atenção do leitor e converse com ele.

Como funciona?


1. Nós analisamos as necessidades dos clientes e os tópicos que ele deseja abordar no site;
2. Em seguida, encaminhamos um orçamento por e-mail;
3. Assim que aprovado o valor, marcamos uma reunião de briefing junto com a equipe da Ubis para levantarmos todas as informações, direcionamentos e tipo de linguagem que o cliente deseja dar aos textos do site.
4. A fase de elaboração dos textos envolve muita pesquisa, criatividade, originalidade e uma atenção especial ao projeto;
5. Depois de prontos, os textos são encaminhados ao cliente para aprovação. Esta é a etapa onde o cliente faz seus comentários, ajustes e demais ressalvas;
6. Fase das alterações e ajustes necessários para que os textos fiquem de acordo com o gosto e necessidades do cliente;
7. Aprovação final do cliente e envio para a Ubis cadastrar todo o conteúdo no site.

Outros formatos de conteúdo para web


• Alimentação contínua do site
Para aumentar o fluxo de visitantes e gerar interesse pela empresa, é importante manter o site sempre atualizado com novas informações e, dessa forma, tornar-se um canal direto, regular e periódico de comunicação com os clientes e potenciais clientes.

A proposta de atualização do site inclui:
1. Sugestão e definição com o cliente dos assuntos que serão abordados nas notícias do mês;
2. Produção dos textos. Varia conforme a demanda do cliente, pode ser um por dia, um por semana, etc;
3. Aprovação dos textos com o cliente e alterações;
4. Inclusão das notícias no site.

• Mídias sociais
A cada dia, surgem ações pró-ativas que exploram as infinitas possibilidades desse incrível mundo novo. E a internet é um grande facilitador do encontro de pessoas que compartilham as mesmas opiniões, gostos, curiosidades e interesses. Construir a presença nas Mídias Sociais é construir uma reputação e uma imagem corporativa. Elas são uma nova maneira de dialogar com os clientes e parceiros, gerar vínculo através de experiências. Investir nessas ferramentas é criar envolvimento entre os clientes e a empresa e também aumentar o número de visitantes no site. A Vogal ajuda a sua empresa a ocupar um espaço de destaque nas mídias sociais, criando estratégias de comunicação que envolvam e conquistem os consumidores.

Vantagens das mídias sociais
1. Conhece melhor o perfil dos seus clientes e parceiros;
2. Cria um relacionamento com esse público;
3. Sabe o que eles estão falando da sua marca e consegue mensurar o número de comentários negativos e positivos;
4. Fortalece a presença da empresa no mercado como referência no segmento, dando visibilidade para a marca;
5. Detecta novas oportunidades no mercado;
6. Identifica melhorias;
7. Forma multiplicadores – pessoas que irão divulgar naturalmente o que você publica, pelo simples fato de se identificarem com o conteúdo, que deve ser relevante e interativo.

• Newsletter
Uma newsletter possibilita um canal direto, regular e periódico de comunicação com os clientes e potenciais clientes. É ágil, barata e eficaz. O principal objetivo do material é criar vínculos com o leitor, gerando conhecimento de marca e confiabilidade, o que não só abre o caminho para a ação desejada, como estabelece um relacionamento que estimulará a realização de mais ações ao longo do tempo. A newsletter visa resultados de médio e longo prazo, na linha do famoso slogan: “você conhece, você confia”. Nesse material é fundamental a relevância do conteúdo para que haja interesse na leitura e na continuidade do seu recebimento. A Vogal propõe a criação desse material em parceria com a Ubis.

• Blog
Empresas que se preocupam com a visibilidade e amplitude delas na internet sabem que não basta apenas ter um bom site, é preciso criar canais de discussão que levem os internautas até a sua página. E o blog é uma ferramenta poderosa quando utilizada em conjunto com um site, uma excelente maneira de atrair usuários. Sua estrutura simples e direta permite o registro imediato de conteúdos relevantes e ao mesmo tempo descontraídos (opiniões, emoções, imagens, curiosidades, notícias, etc.). Os assuntos mais variados podem ser relacionados com o ramo de uma empresa, e servem de conexão entre o internauta e a corporação. Se a sua empresa não participar da conversa, outros falarão em seu lugar.

• E-mail Marketing
Personalizar um e-mail vai muito além de colocar na primeira linha ‘Prezado Fulano’. Existem inúmeras particularidades e técnicas para fazer com que ele realmente atinja o público-alvo e gere resultados. É por isso que a Vogal, em parceria com a Ubis, desenvolve campanhas de e-mail marketing personalizadas, que vão desde a criação de conceito, arte e conteúdo, até o envio do material e posterior acompanhamento, seguido de relatórios estatísticos.